Alcina Sousa
Universidade da Madeira
Alcina Pereira de Sousa é professora auxiliar (com nomeação definitiva) de Linguística Inglesa, na Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira, onde leciona desde 1993. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – variante Inglês e Alemão (FLUL 1983); fez o estágio profissional em Didática do Inglês e do Alemão (Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 1991) e Doutoramento em Linguística Inglesa, Linguística Aplicada (Universidade da Madeira, 2005). Os seus principais interesses académicos incluem a análise do discurso, a pragmática intercultural, abordagens baseadas em linguística de corpus, a estilística e a leitura crítica e criativa em língua estrangeira, a interface linguística / literatura, bem como linguagem e identidade, sobre as quais coorientou dissertações de mestrado e de doutoramento e fez pesquisa em projetos nacionais e internacionais, sendo também professora visitante em instituições nacionais e internacionais. Criou e foi regente de unidades curriculares na área da comunicação e do discurso especializado, em particular Inglês aplicado – ciência e tecnologia, e realizou traduções e trabalhos de revisão em discurso científico, sendo membro investigadora de projetos nacionais e internacionais (GENTOUR – PTDC / CS-SOC / 119524 / 2010- 2015). É investigadora integrada do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (ULICES, 2007-), Embaixadora em Portugal da Poetics and Linguistics Association, membro fundador e do Conselho Consultivo da ENIEDA (2010 -). É também membro de conselhos redatoriais e científicos de várias revistas académicas e de comités científicos de eventos internacionais anuais. As suas publicações recentes incluem capítulos de livros, três volumes coeditados, bem como um grande número de artigos com arbitragem científica, a saber: Sousa, A., Silva, J. (2017). “Gender parity or “informed consent” in media representations of science and technology? A corpus-based discourse approach”. Lodz Papers in Pragmatics. 13(1). 10.1515/lpp-2017-0005; Sousa, A., Cibikova, I (2016). A Stylistics Approach to Canon Breaking Texts. St Cyrilus & Methodius Univ.: Trnave, ISBN 978-80-8105.
Orcid: 0000-0003-0019-491X;
http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=1408985690887948;