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Livro Terceiro – Coito, concepção e gravidez (De coitu, conceptu et uteri gestatione)
- O que é o coito e por que causas é estimulado (Quid coitus et quibus de causis excitetur)
- A finalidade do coito e por que razão apenas a mulher grávida admite o [contacto com o] homem (Coitus finis et quod sola praegnans mulier uirum admittat)
- Algumas informações a assinalar sobre o coito (Notabilia nonnula circa coitum)
- A quem, em que tempo, em que idade e a que temperamento o coito faz bem ou mal (Quibus, quo tempore, aetate et temperamento coitus conueniat aut noceat)
- Recomendações que devem ser acauteladas no próprio coito de modo a que seja prolífico e muito pouco nocivo (Admonitiones in ipso coitu obseruandae ut et prolificus sit et minime nociuus)
- Se espécies diferentes podem copular (Possintne diuersa genere coire)
- Concepção (De conceptu)
- Similitude quanto ao sexo e se a mulher é menos perfeita do que o homem (De similitudine in sexu et an femina uiro sit imperfectior)
- Similitude da espécie e do indivíduo (De similitudine specifica et indiuiduali)
- Similitude com os antepassados e com os parentes por consanguinidade (De similitudine ad maiores et consanguineos)
- Causa da dissimilitude relativamente aos pais e por que razão são gerados molas e monstros (De causa dissimilitudinis ad parentes et cur mola ac monstra generentur)
- Hermafroditas (De hermaphroditis)
- Como acontece a superfetação e se concebem gémeos (Qui superfetatio contingat ac concipiantur gemelli)
- Formação do feto e gravidez (De fetus formatione et uteri gestatione)
- Concepção feminina e em que tempo o feto sente e se move (De femineo conceptu ac quo tempore fetus sentiat et moueatur)
- Qual das vísceras se gera primeiro: o coração ou o fígado (Vtrum uiscerum prius generetur: cor an hepar)
- Operações de que o feto no útero carece ou as que usa (De operationibus quibus in utero infans caret quibusue utitur)
- Em que altura a alma racional se introduz no corpo (Quo tempore rationalis anima corpori infundatur)
- Se a mente humana ou racional está isenta da morte (Humanam siue rationalem mentem mortis expertem esse)