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                                            Livro Terceiro – Coito, concepção e gravidez (De coitu, conceptu et uteri gestatione)
- O que é o coito e por que causas é estimulado (Quid coitus et quibus de causis excitetur)
 - A finalidade do coito e por que razão apenas a mulher grávida admite o [contacto com o] homem (Coitus finis et quod sola praegnans mulier uirum admittat)
 - Algumas informações a assinalar sobre o coito (Notabilia nonnula circa coitum)
 - A quem, em que tempo, em que idade e a que temperamento o coito faz bem ou mal (Quibus, quo tempore, aetate et temperamento coitus conueniat aut noceat)
 - Recomendações que devem ser acauteladas no próprio coito de modo a que seja prolífico e muito pouco nocivo (Admonitiones in ipso coitu obseruandae ut et prolificus sit et minime nociuus)
 - Se espécies diferentes podem copular (Possintne diuersa genere coire)
 - Concepção (De conceptu)
 - Similitude quanto ao sexo e se a mulher é menos perfeita do que o homem (De similitudine in sexu et an femina uiro sit imperfectior)
 - Similitude da espécie e do indivíduo (De similitudine specifica et indiuiduali)
 - Similitude com os antepassados e com os parentes por consanguinidade (De similitudine ad maiores et consanguineos)
 - Causa da dissimilitude relativamente aos pais e por que razão são gerados molas e monstros (De causa dissimilitudinis ad parentes et cur mola ac monstra generentur)
 - Hermafroditas (De hermaphroditis)
 - Como acontece a superfetação e se concebem gémeos (Qui superfetatio contingat ac concipiantur gemelli)
 - Formação do feto e gravidez (De fetus formatione et uteri gestatione)
 - Concepção feminina e em que tempo o feto sente e se move (De femineo conceptu ac quo tempore fetus sentiat et moueatur)
 - Qual das vísceras se gera primeiro: o coração ou o fígado (Vtrum uiscerum prius generetur: cor an hepar)
 - Operações de que o feto no útero carece ou as que usa (De operationibus quibus in utero infans caret quibusue utitur)
 - Em que altura a alma racional se introduz no corpo (Quo tempore rationalis anima corpori infundatur)
 - Se a mente humana ou racional está isenta da morte (Humanam siue rationalem mentem mortis expertem esse)